Locação de Geradores - Descubra qual o Equipa

PUBLICADO EM 05/02/2018 Screenshot 2018-02-05 at 10.00.28_5a7847e8d6a5e.png

Locação de Geradores - Descubra qual o Equipamento Ideal para sua Necessidade

Queda de fornecimento, picos de consumo, manutenção de máquinas, paradas programadas, fornecimento de energia em áreas remotas onde não há cobertura de concessionárias. Essas são apenas algumas das múltiplas variáveis que devem ser levadas em conta na hora de escolher o gerador certo, aquele que vai manter o seu empreendimento funcionando 100%.

Se com tantas opções você ainda está confuso em relação a  qual tipo de gerador escolher para alugar, uma boa saída é confiar na orientação de uma empresa, como a Tecnogera, que fornece soluções completas para geração de energia de qualquer tipo de demanda. Sim, em apenas um lugar você tem a seu dispor todas as soluções.  Mas se você quiser tirar todas as suas dúvidas sobre a locação de geradores antes de buscar a opinião de um especialista, preste bem atenção às dicas deste post. Confira.  

Afinal, você sabe o que são os geradores de energia?

Os geradores de energia são equipamentos que fornecem energia elétrica por certo período de tempo, com o simples objetivo de manter o funcionamento de atividades essenciais ou suprir toda a demanda quando não existe nenhum outro meio de se produzir energia. A maior vantagem em se alugar um gerador de energia da parte do locador é a supressão dos transtornos decorrentes das quedas e falta de energia, independente da localidade, ocasião ou a fornecimento da indústria de energia local.

Os recursos do gerador de energia são indicados em sua grande parte para grandes empreendimentos que não podem ficar sem energia (ou pelo menos, que sofrem prejuízos e danos tangíveis com a queda de energia), em segmentos diversos como mineração, construção civil, indústria e comércio/serviços. Os geradores também atendem a eventos temáticos que demandam um mínimo de 300kVA, como o Taste of São Paulo , realizado em 2017. Para esses, o gerador de energia é fundamental  para que não corram o risco de serem cancelados ou mesmo interrompidos pela falta de energia.

Por que investir na locação de gerador de energia?

Com tantas idas e vindas dentro do modelo energético brasileiro, especulações e até racionamento, cuidar da prevenção de eventuais riscos de queda na rede elétrica não se trata de luxo, mas de uma necessidade que, muitas vezes, pode determinar o grau de competitividade da sua empresa. Equipamentos como os geradores de energia tornaram-se uma constante em segmentos diversos: além de empresas, são procurados até mesmo por hospitais, condomínios, universidades e indústrias que querem garantir o fornecimento de energia ininterrupto para os seus usuários.  

Além disso, o aluguel de geradores e demais acessórios é altamente recomendado no caso de soluções temporárias para todos os segmentos de mercado, pois acaba repassando toda a responsabilidade técnica/operacional diretamente para a empresa contratada que, por sua vez, assume o suporte técnico. A começar pelos projetos, passando pela instalação, operação e a desmobilização da solução, tudo fica ao encargo da empresa que loca os equipamentos, sempre com o intuito de prover o fornecimento imediato e ininterrupto, com muito mais segurança e sem causar qualquer impacto na produtividade da empresa contratante.

Em síntese, como funciona o gerador de energia?

É bem simples. Nos casos de falhas na rede pública de energia, os sistemas que geram energia (Stand By/emergência) restabelecem o abastecimento de energia elétrica logo em seguida ao “apagão”, fornecendo eletricidade para operações consideradas essenciais. A empresa que fornece o gerador vai oferecer várias soluções que abrangem desde a interrupção mínima à interrupção total da energia, sempre segundo a demanda da sua aplicação.

Outros equipamentos que também podem ser alugados em empresas de geradores

Além dos geradores, cada qual com sua especificidades, você pode encontrar outros tipos de equipamentos ao buscar soluções para a sua empresa. Conheça alguns deles:

Aluguel de banco de carga

Os bancos de carga são equipamentos que testam e asseguram o fornecimento do sistema de energia ininterruptamente, possibilitando, assim, que todos os equipamentos e maquinários do sistema sejam certificados. O banco de carga também pode emitir indicadores e certificações para eventuais auditorias de qualidade.

Por meio do aluguel de banco de carga, pode-se realizar testes de geradores, turbinas, transformadores de energia, conversores de frequência, sistemas UPS, baterias, painéis de distribuição, sistemas de ar condicionado, Chillers, nobreaks, células de combustível e quadros de transferência, entre tantos outros equipamentos.

Subestações móveis e transformadores

Toda empresa locadora de geradores que se preze também deve contar com uma ampla linha de acessórios. São cabos elétricos, tanques de combustíveis, quadros de transferência automático, quadro de transferência em rampa, analisadores de energia, entre outros itens.

Chillers

Como o próprio nome diz, chillers são equipamentos de alta performance voltados para sistemas de refrigeração robusto. Quando utilizada para climatização industrial, a locação de Chillers é responsável por melhoria nos resultados dos produtos, aumentos de produtividade e evitam interrupção dos processos.

A locação de Chillers, assim como a de Rooftops ou Fancoils para climatização de ambiente, mantém a umidade e a temperatura controladas, sem contar que favorecem a circulação, filtragem e a renovação do ar em locais marcados pelo fluxo intenso de pessoas ou que comportam máquinas que naturalmente geram calor. Assim, a utilização de Chillers, Rooftops ou Fancoils torna o sistema de ar condicionado mais eficiente, reduzindo a chance de picos de energia. O resultado final é o que todos esperam: gasto energético reduzido.

Saiba mais sobre climatização do processo industrial neste e-book [ebook]

Checklist para locação de geradores de energia

Gerador portátil ou potente? Funcionamento contínuo ou em módulo stand by? Qual a potência ideal? Uma forma simplificada para acertar na hora de alugar o gerador é por meio da boa e velha checklist. Assim que todos os itens estiverem respondidos, você já pode solicitar um orçamento. Veja só:   

1. Definiu a potência?

A definição da potência do gerador de energia deve ser inteiramente baseada no tipo de carga (equipamentos para telecomunicações, climatização, iluminação, fornos, motores de indução, entre tantos outros) e especialmente na demanda e consumo ativo que esse equipamento irá alimentar. Assim que a demanda de potência elétrica é determinada, o gerador pode ser definido, tornando-se possível optar pela potência ideal a ser aplicada, um cálculo bastante simples.

2. Definiu a franquia?

O gerador a ser alugado vai ficar ativo por quantas horas ao dia? E por quantas horas os aparelhos conseguem permanecer em funcionamento sem que haja o fornecimento de energia? Quais são os riscos envolvidos nos casos em que o gerador é interrompido indevidamente? Você sabe por quanto tempo o gerador tende a ficar ligado?

Todas essas informações são cruciais para determinar a franquia de horas pela qual o equipamento será contratado, podendo variar entre 8, 12 ou 24 horas. É importante informar com precisão esse período à empresa locadora, uma vez que as manutenções da máquina são normalmente planejadas em função das horas de uso do motor.

3. Definiu a tensão demandada pelos equipamentos?

220v, 380v, 440v, 480v ou 13,8kv? Caso não saiba, é possível achar essa informação no manual, sendo que muitos fabricantes costumam disponibilizar os dados via internet. Com a soma desse consumo, basta converter a medida de watts para kVA, considerando de 25 a 30% a mais de potência excedente como segurança (no caso de a carga atingir o limite de fornecimento do gerador). Mas calma, esse cálculo pode ser facilmente feito pela calculadora desenvolvida pela TECNOGERA, como verá adiante.

4. Definiu detalhes sobre o funcionamento?

Os geradores podem ser utilizados de duas formas: contínua ou em módulo Stand By. Na alimentação contínua, os geradores são ativados quando o local não dispõe de energia da concessionária ou necessita de energia complementar. A alimentação contínua serve também para economia de energia nos horários de pico. Já em relação ao funcionamento em módulo stand by, o gerador é usado como backup para atuar somente nos períodos em que a energia sofre interrupções.

Além disso, é preciso saber se existem outras fontes de energia além do grupo gerador, se o gerador alugado servirá como reserva de outro ou se será ativado somente na hora em que a energia elétrica falhar em função de inúmeras causas.

Saiba mais: Paradas Programadas: O guia do sucesso [ebook]

5. Definiu a metragem dos cabos?

Você tem ideia de quantos metros de cabo serão necessários para ligar todos os equipamentos ao gerador? É um detalhe simples, mas que se for negligenciado, pode causar inúmeros transtornos. Saiba mais na listagem de acessórios essenciais.

6. Determinou o local onde será instalado o gerador de energia?

Por medidas de segurança e transporte do equipamento, é imprescindível ter essa informação antes de alugar o gerador, até mesmo para saber se as dimensões irão caber no local predestinado.

Por exemplo, um gerador na faixa de 300 e 750 kVA tem peso a partir de 4000 quilos e as seguintes dimensões :

Comprimento entre 4 e 5,90 para o módulo Stand By

Largura entre 1,15 e 1,91 para o módulo Prime

Altura entre 2,15 e 2,75 para o módulo Contínuo

7. Estipulou o período de locação, incluindo a data de início?

É de extrema importância definir informações relacionadas ao período de locação, além da data de início, pois influem diretamente no custo do serviço e na quantidade de combustível que será necessária para o abastecimento do reservatório.

Mais energia com menos combustível: o benefício dos geradores a diesel

Você sabia que o consumo do diesel é responsável pela maior parte do custo de aluguel de um gerador? Sabendo disso, a TECNOGERA apresenta uma das frotas mais econômicas em consumo do mercado, o que é decisivo para clientes que utilizam de forma massiva os geradores. Além da economia proporcionada, é um diferencial e tanto para o meio ambiente, destacando-se dentro do mercado de energia renovável do Brasil. [ebook]

A conveniência do gerador a diesel

O gerador elétrico a diesel é uma das soluções mais práticas, ecológicas e eficazes para o abastecimento de energia elétrica. O funcionamento do equipamento se dá a partir da movimentação de um eixo central, que é impulsionada pela queima do combustível.  

Assim, a energia mecânica resultante dessa movimentação é transformada em energia elétrica pela ação de um dispositivo de nome “alternador”. O processo só é possível em função do campo magnético gerado pela velocidade de rotação do eixo central, que por sua vez cria tensão em terminais condutores que transmitem a circulação de correntes elétricas.

A solução ideal para empresas dos diversos segmentos de mercado

O aluguel de geradores abastecidos com diesel ou com gás natural é a solução ideal para empresas que demandam energia extra para manter o pleno funcionamento de todas as suas atividades, alinhando ao fato de que querem ser vistas como sustentáveis pelo mercado, o que é, sem dúvida, um branding e tanto. Não importa se a modalidade de locação é o stand-by, se será voltada para suprir situações eventuais de queda de fornecimento por parte da concessionária, ou simplesmente para amenizar os picos de consumo e manutenção de máquinas, o importante é encontrar um gerador que atenda perfeitamente a demanda da empresa.

É preciso buscar empresas locadoras que realmente ofereçam soluções como grupos geradores com seus acessórios, bancos de carga para comissionamento e várias alternativas em climatização e resfriamento, como chillers, rooftop e fancoil. Essas empresas de renome, como a TECNOGERA, estão capacitadas para disponibilizar projetos sob medida para a maioria dos segmentos de mercado, geralmente com elevado nível de eficiência em consumo e manutenção sempre atualizada.

Saiba mais: Os pilares da Energia Temporária em Eventos [ebook]

Potências de geradores por faixas de de kVA: vantagens do gerador silencioso

Entender qual faixa de kVA é a ideal para o seu empreendimento é fundamental, pois cada uma delas é destinada para um objetivo específico. A vantagem de recorrer a uma empresa como a TECNOGERA é que, nela, você encontra geradores de todas as faixas, além do diferencial de que todos os equipamentos são “silenciosos”, ou seja, emitem poucos sons segundo a medida de som (dBA). Confira abaixo faixa a faixa dos geradores e descubra qual delas atende melhor a sua demanda:  

Faixa até 100 kVA

Contando com a expansão do tanque para até 100 litros de combustível e uma autonomia que chega a 13 horas, os geradores de até 100 kva são compactos (pesam cerca de 550 quilos) e ao mesmo tempo apresentam capacidade para fornecimento de energia preferencialmente em espaços reduzidos. Só para você ter uma ideia, um gerador de 100 kVA pode abastecer condomínios com até 20 apartamentos, além de ser utilizado também para aplicações diversas, como turnos de trabalhos prolongados, obras e eventos.  

Faixa entre 100kVA e 300kVA

Ideais para diversas aplicações como turnos de trabalho prolongados, eventos e festivais, os modernos geradores de energia de 100 a 300 Kva apresentam tanques com capacidade para até 200 litros, utilizando basicamente o espaço de uma vaga de estacionamento. A autonomia desse tipo de gerador é de até 13 horas sem qualquer reabastecimento. Outra vantagem é o baixo consumo de diesel, sem contar que são geradores silenciosos.

Faixa entre 300 e 750 kVA

Reconhecidos comercialmente pela confiabilidade e potência, os geradores compreendidos entre 300 e 750 KVA, podem ser usados em situações de curta duração, além de necessidades emergenciais ou no caso de longos períodos em locais onde a energia não pode ser interrompida (como hospitais). Esses geradores têm grande rendimento, dispondo de um tanque com capacidade de até 1000 litros, sem contar que ainda trazem a vantagem do menor consumo de combustível.

Faixa entre 750 e 1000 kVA

Para locais com muita demanda energética, os geradores compreendidos entre 750 e 1000 kVA são uma ótima opção, pois podem ser usados em grandes eventos, obras da construção civil e outras aplicações de grande porte. Apesar do tamanho e da potência elevada, os geradores dessa faixa também têm um consumo reduzido de combustível, com um tanque que comporta até 1000 litros, além da vantagem de serem carenados e silenciosos.

Faixa entre 1000 e 1400 kVA

Os geradores compreendidos entre 1000 e 1400 kVA apresentam tanto a potência quanto a  modularidade certa para a realização de diversos projetos, especialmente os de grande porte, como projetos voltados para mineração que utilizam 1400 kVA. Além disso, têm um rendimento excelente - comportam até 2000 litros - e são bastante silenciosos durante a operação.  

Faixa acima de 1400 kVA

Com as maiores dimensões e peso do mercado, os geradores acima de 1400 kVA também representam um ótimo custo-benefício para aplicações em projetos de enorme porte, como eventos de enorme porte. O tanque desse equipamento comporta até 2000 litros de combustível, porém ainda assim são extremamente econômicos.

Calculadora de Potência: encontre rapidamente o gerador de energia ideal    

Em primeiro lugar, para se definir a potência do gerador ideal, é preciso levar em conta cada um dos equipamentos que vão ser ligados a ele em termos de quantidade de watts. Outra metodologia muito usada é fazer esse cálculo baseado no consumo em KW/h da conta de luz. As duas formas podem levar ao gerador ideal por meio da calculadora de potência, uma funcionalidade oferecida pelo site da TECNOGERA que veio para facilitar a vida das empresas. Confira abaixo os exemplos sobre como pode ser feita essa medição:   

Metodologias mais usadas:

Cálculo por Watts de cada equipamento

Ex: Sua empresa precisa manter o escritório em funcionamento independentemente de quedas na energia elétrica. Você seleciona três itens para ligar no gerador: computador, ar condicionado e impressoras. Isso tudo somado, gera um consumo de 51.71 kVA.

50 Computadores = 12.500 Kw + 10 Ar condicionado de 12.000 btus + 10 impressoras = 10 tvs = 0.900 Kw  = 51.71 kVA

Ou seja, para manter seu escritório funcionando independente de quedas na energia elétrica, você deve consumir 51.71 kVA.

Cálculo por KW/h da conta de luz

Ex: Tendo como referência a conta de luz da sua empresa, você estabelece a utilização de 20000 Kw por hora, 30 dias por mês e 20 horas por dia. Em seguida, você define a tensão da rede em 220v, fonte única. Na relação de medida com o kVA, você necessitará de 72 kVA para suprir sua demanda, com um quadro de transferência de 150 A.   

20000 kw por hora = 30 dias = 20 hs + 220 v (fonte única) =  72 kVA

Bem simples, não é mesmo?

O que considerar antes da locação de gerador

Bem, se você chegou até aqui, provavelmente está por dentro de todos os principais detalhes e especificações técnicas que precisa checar na hora da locação do gerador ideal, aquele que irá se encaixar perfeitamente com a sua demanda. Porém, as dicas não serão tão válidas se você, no momento de solicitar o orçamento, não souber avaliar todas as características que uma boa empresa de geradores deve ter, dentre as quais:  

Corpo técnico especializado

É muito importante se atentar a certificações e selos de qualidade apresentados pela empresa, pois são indicativos de que o corpo técnico é devidamente especializado, ou seja, capacitado para atender e entender todas as peculiaridades que o seu projeto exige.

Projetos e soluções customizadas, de acordo com a real necessidade do cliente

Muitas vezes a empresa locadora possui inúmeras soluções, mas nenhuma delas atende o perfil da sua empresa ou a aplicação que deseja. A TECNOGERA, por exemplo, possui times especializados em atender a demanda de diferentes segmentos que vão desde mineração, passando por indústria, energias renováveis, até comércio/serviços e eventos.

Frota moderna

O estado de conservação dos equipamentos, manutenção, bem como a averiguação se o maquinário está entre os mais modernos do mercado também são itens importantíssimos a ser avaliados, uma vez que, após o aluguel, transtornos inúmeros podem acontecer por avarias nos geradores que já deveriam ter sido sanadas.   

Atendimento de primeira linha

Verifique se a empresa de geradores oferece suporte para seus clientes, e por quantas horas ao dia o corpo técnico encontra-se inteiramente disponível para resolver qualquer problema relativo à locação do gerador.

Credibilidade

Quanto a esse item, nem é preciso aprofundar tanto, concorda? Afinal, somente uma empresa com um histórico de atendimento a clientes diversos pode prometer o serviço que você espera e que, consequentemente, irá impactar positivamente em seus projetos.

Como você deve ter observado, os geradores de energia são, acima de tudo, verdadeiras fontes de energia, que não deixam seu empreendimento na mão, independentemente dos objetivos e das aplicações. Hoje em dia, os geradores estão presentes em diversos segmentos, como construção civil, shopping centers, hospitais, condomínios, eventos, ou seja, você facilmente encontra um gerador por trás de toda estrutura que necessite de energia temporária para garantir o pleno funcionamento.

Nesse contexto, a TECNOGERA é hoje uma das poucas empresas de geradores brasileiras que conjugam um ativo de bom atendimento aos clientes com a constante modernização de seus equipamentos, estando sempre pronta a atender qualquer tipo de demanda e aplicação. E então, você está esperando o que? Já identificou a sua demanda? Faça hoje mesmo o seu orçamento e conheça todos os serviços e possibilidades disponíveis neste site.




VOLTAR