• flag-br
  • flag-esp
  • flag-us

O que fazer caso ocorra um apagão no Brasil?

PUBLICADO EM 15/04/2015 O que fazer caso ocorra um apagão no Brasil?

apagão no Brasil

Um apagão é caracterizado pela falta momentânea ou permanente de energia elétrica, geralmente provocada por acidentes na rede de distribuição ou pela baixa capacidade de fornecimento de energia. Em tempos de crise hídrica, que faz com que os reservatórios que abastecem as hidrelétricas estejam abaixo do ideal, o apagão é uma realidade que pode voltar a afetar o país.

O que fazer em caso de apagão?

A primeira medida a ser adotada é não entrar em pânico com a situação e amenizar o problema com soluções práticas como: ter lanternas, velas e fósforos em locais seguros e de fácil acesso. É indicado entrar em contato com a empresa fornecedora de energia elétrica, a fim de descobrir se a falta de luz é, de fato, causada por um apagão em grande escala ou se é apenas um problema menor e localizado. Caso realmente seja um apagão, retire todos os aparelhos eletrônicos das tomadas para evitar que eles queimem quando a energia voltar abruptamente. Se, mesmo assim, algum equipamento for danificado, o consumidor tem o direito de pedir ressarcimento por parte da companhia de energia. Para isso, é preciso abrir um protocolo de atendimento e ter provas do ocorrido. Se possível, reúna todas as pessoas da casa ou da empresa em um único cômodo, evitando acidentes causados pela falta de iluminação. Como, no caso do apagão, geralmente não há previsão de quando a energia voltará a ser fornecida, evite ficar abrindo a porta da geladeira a todo momento — o que pode fazer com que a comida estrague mais rapidamente.

Gerador de energia

Quem tem um comércio ou gerencia indústrias ou hospitais sabe como a energia elétrica é importante para que tudo funcione da maneira correta, sem prejudicar a saúde e o conforto dos clientes e funcionários. Por isso, ter um gerador de energia é essencial para que esses estabelecimentos continuem funcionando adequadamente mesmo em caso de apagão.




VOLTAR