• flag-br
  • flag-esp
  • flag-us

Quais são as fontes de energia elétrica?

PUBLICADO EM 30/06/2015 Quais são as fontes de energia elétrica?

energia elétrica

No Brasil, 95% da energia elétrica que ilumina nossas casas é gerada em usinas hidrelétricas, que utilizam a força das águas. Há, porém, diversos outros tipos de fontes de energia. Você conhece os principais?

Energia hidráulica

É a mais utilizada no Brasil, devido à grande quantidade de rios existentes. As usinas hidrelétricas transformam a energia potencial da água em energia cinética, girando turbinas e acionando um eixo gerador que produz energia elétrica. Apesar de ser uma fonte renovável, gera impactos ambientais para a construção das represas.

Energia solar

Apesar do alto custo de instalação, é uma fonte limpa e renovável, que não causa muitos impactos na natureza. Utiliza placas solares para captar a radiação do sol e, em seguida, transformá-la em calor ou eletricidade.

Energia eólica

Gerar energia a partir do vento. Para isso é preciso instalar hélices em uma área aberta e caracterizada por ventos constantes e fortes. Este vento gira as hélices, produzindo eletricidade.

Biomassa

A decomposição de matéria orgânica — como madeira, cana-de-açúcar, esterco, restos de alimentos e lenha — gera gases que são processados em usinas especiais para a produção energética. Uma das vantagens é o baixo custo de produção.

Energia nuclear

Com a divisão do núcleo do urânio, elemento químico encontrado na natureza, é possível obter alta quantidade energética sem necessitar de muito espaço. Este tipo de energia, porém, gera o chamado lixo nuclear, um dos mais nocivos poluentes que existem.

Energia fóssil

Utiliza substâncias como petróleo e o carvão, formados pelo acúmulo de matéria orgânica no solo durante milhões de anos.

Energia geotérmica

É obtida a partir do magma (rochas derretidas no subsolo), de onde se obtém vapor que movimenta turbinas geradoras de energia elétrica.

Energia das marés

O mecanismo é parecido com o da energia hidrelétrica, com a diferença que a barragem é construída de modo a se formar um reservatório junto ao mar. Com a mudança das marés, o reservatório se enche ou esvazia, passando por turbinas que geram energia.




VOLTAR