CASES TECNOGERA

Atendemos ás necessidades de diversos segmentos de mercado, através das nossas soluções de locação de geradores, de climatização e resfriamento ou em projetos de geração de energia, conheça nossos projetos:

TODOS OS CASES

Odata Colocation

Fornecimento de energia temporária durante a construção e período de testes no Data Center SP 01 em São Paulo

Solução Tecnogera:

Data Centers necessitam atender a diversos padrões em sua estrutura, qualificando a construção como uma obra sofisticada, e para tal, players desse segmento buscam fornecedores que possam atendê-los com o mais alto nível de competência técnica, além de acompanhamento e suporte em todas as etapas. A Tecnogera foi contratada para entregar diferentes soluções ao longo das etapas da obra: inicialmente disponibilizamos grupos geradores e equipamentos para suporte ao período estrutural da construção, alimentando todas as demandas necessárias, após 7 meses de obras, instalamos uma usina geradora que foi responsável pelo fornecimento energético ao longo do período de adequação da rede energética, permitindo ganho de até 1 mês nos testes e comissionamento da estrutura, ponto imprescindível para Data Centers, pois permite testar a energia disponível diretamente nos racks e switchgears com cargas resistivas e reativas reais, avaliar a eficiência dos sistemas de dispersão de fluxo de ar e calibrar os sistemas de distribuição e controle de energia, economizando recursos durante a operação e suas diferentes demandas. Nossa solução disponibilizou mais de 3MVA em geradores de energia e 6000 MW em bancos de carga, sendo estes utilizados no período de testes do Data Center, garantindo a estabilidade do sistema e segurança dos equipamentos instalados.

Com a atuação da Tecnogera, a Odata conseguiu construir de seu data center, testar todas demandas energéticas que serão utilizadas e disponibilizar seus serviços com rapidez e segurança.

CLASSIFICAÇÃO


Sabesp

Instalação de usina termoelétrica movida a gás para bombeamento de agua entre represas.

Solução Tecnogera:

A interligação entre o sistema Rio Grande (que faz parte da Represa Billings) e o Alto Tietê (represa Taiaçupeba), foi uma das principais intervenções do governo do estado de São Paulo após a crise hídrica de 2014, com o objetivo de diminuir o uso do Sistema Cantareira. Nesse período, São Paulo passou por escassez e racionamento de água, já que a falta de chuva baixou o nível de água das represas. Para viabilizar esta interligação era necessário alimentar o bombeamento de 4.000 litros de água por segundo, totalizando 14,5MVA de potência energética. A Tecnogera desenvolveu um polo de geração energética com 15 grupos geradores a gás, importados da Europa, atendendo à todas premissas de desempenho e impacto ambiental necessárias para entrega do projeto. Atuando com prazo ajustado e necessidade de desenvolvimento de infraestrutura para instalação e operação, em 15 dias o projeto estava pronto para ativação, garantindo o atendimento às demandas do nosso cliente.

Com a expertise da Tecnogera em atender projetos complexos e com curto prazo de execução, garantimos o abastecimento de água a mais de 5 milhões de pessoas no estado de São Paulo, tudo isso com mais energia e menos combustível.

CLASSIFICAÇÃO


Rede Varejista

Atender 100% das demandas emergenciais em 1.200 pontos por todo Brasil

Solução Tecnogera:

Grandes redes varejistas vivem em uma busca constante por padronização em serviços e fornecedores, o principal desafio é contar com parceiros que atendam com a mesma qualidade a todas localidades, e sobretudo em serviços emergenciais, onde o pronto atendimento é crucial para a resolução da necessidade. Para essa rede nacional, a Tecnogera propôs uma solução capaz de atender as lojas espalhadas por todo Brasil, fazendo uso de sua rede de centros de distribuição, dispostos em localidades estratégicas. O SLA de atendimento satisfatório para essa operação era de até 4 horas, porém, nos superamos e apresentamos um prazo médio de 2 horas entre a solicitação do chamado e o atendimento ao ponto solicitado. Ao todo são 1.200 pontos da rede, distribuídos em 16 estados. Foram disponibilizados equipamentos adequados às necessidades de cada loja e profissionais qualificados em todos pontos de atendimento, garantindo agilidade e qualidade no fornecimento emergencial.

Com a estrutura Tecnogera grandes redes varejistas podem contar com soluções de pronto atendimento a partir de 15 kVA, operando em no máximo 4 horas após a solicitação.

CLASSIFICAÇÃO


Multinacional na área de Mineração

Necessidade:

Movimentar uma escavadeira elétrica de grande porte, que produz 1.400 Toneladas de minério de ferro por hora, por 4.500 metros. A travessia pela rodovia deveria acontecer em no máximo 40 minutos.

Solução Tecnogera:

Máquinas de grande porte demandam alto consumo de energia, fazem parte de uma estrutura ultra dimensionada com capacidade de produção em larga escala, nesse caso para fins de extração de minério de ferro. A empresa referência mundial em mineração possui know-how neste formato de operação, porém necessitava de uma parceira para fornecer a energia necessária no deslocamento desta máquina, uma CAT6040 equipada com motor de 1516.0 kW para mover suas 405 toneladas, com agilidade no processo e otimização de custos. Oferecemos uma subestação móvel, contemplando 04 geradores de 1.100 KVA, 01 transformador de 2.500 KVA em 7.2 KV, cubículo de proteção, cabos de baixa e média tensão. Esses equipamentos foram montados sobre um caminhão e interligado por um cabo de média tensão como fonte de alimentação à escavadeira elétrica. Além dos equipamentos, mobilizamos nossa equipe de operação, atuando em conjunto aos profissionais do nosso cliente.

A Tecnogera mais uma vez apresentou a solução completa, conseguindo viabilizar a movimentação da máquina e gerando economia acima de 250 mil reais ao cliente por hora deste equipamento inoperante.

CLASSIFICAÇÃO


Multinacional na área Óleo & Gás

Necessidade:

Devido aos altos custos com energia no estaleiro, havia a necessidade de buscar uma solução energética com melhor custo/benefício e mobilização ágil.

Solução Tecnogera:

O  Segmento de Óleo & Gás faz uso de uma cadeia de fornecedores especializados, entre eles estão os fornecedores de embarcações offshore, Em tempo de preços muito competitivos, estas empresas necessitam trabalhar otimizando seus custos constantemente.

Para auxiliar seu cliente, a economizar seu custo com energia, a Tecnogera apresentou uma solução de fornecimento energético customizada, que permitiu otimizar a operação, à medida que a geração de energia via geradores para atender às embarcações durante do período de docagem, onde a utilização de energia temporária representou economia de até 40% em comparação ao uso do combustível próprio.  Utilizando dois grupos geradores de 700KVA, um grupo gerador de 1.000KVA, altamente eficiente no consumo de combustível.

Com a solução completa Tecnogera, um dos principais fornecedores de embarcações offshore atuante no país, obteve ganhos expressivos no custo de operação, utilizando energia mais barata com qualidade e segurança.

CLASSIFICAÇÃO


Empresa Estatal na área Óleo & Gás

Necessidade:

Garantir a operação de distribuição de gás natural no estado do Espírito Santo

Solução Tecnogera:

Serviços de distribuição de gás natural tiveram grande crescimento na última década, com grandes investimentos em estrutura e rede de fornecimento, empresas deste segmento não podem correr riscos quanto à interrupção de seu serviço devido a imprevistos energéticos. Para tal a Tecnogera levou ao cliente a solução necessária para que o serviço de distribuição de gás natural não tivesse interrupções: um grupo gerador de 500KVA disponibilizado em Stand-by, com todos acessórios necessários para funcionamento automático tão logo haja a ruptura do fornecimento através da concessionária de energia.

A Tecnogera trabalha com soluções que permitam a segurança energética em diversas aplicações, reduzindo as perdas por imprevistos elétricos na rede e elevando a qualidade dos serviços prestados por nossos clientes.

CLASSIFICAÇÃO


Empresa do ramo de Mineração

Necessidade:

Fornecer energia para bombeamento de mineroduto por 400 km entre Minas Gerais e Espírito Santo, e atendimento energético de plantas por racionamento de demanda da energia contratada.

Solução Tecnogera:

Minerodutos levam grande vantagem em relação a outras formas de transporte da polpa do minério, seja ele ferro, carvão, bauxita entre outros. Estes dutos conseguem cobrir grandes distâncias, necessitando de bombas com altas potências para bombear o material ao longo das centenas de quilômetros. A Tecnogera desenvolveu uma solução sob medida neste projeto de alta complexidade, fornecendo 30MVA divididos em 8 plantas, com funcionamento de até 24 horas por dia, através de grupos geradores de 1100 KVA, para movimentação de quatro motores de 1.100cv, quatro motores de 1.500cv e ainda motores de 1.250cv além do racionamento da demanda de energia contratada para as plantas. Ao longo de 24 meses a Tecnogera forneceu a segurança energética necessária para garantir a movimentação de dezenas de toneladas de minério por dia.

A capacidade de operação e dinamismo em projetos de alta complexidade da Tecnogera, permitiram que nosso cliente atendesse suas demandas de movimentação de polpa de minério através de 400 km entre dois estados, durante dois anos, com mais energia e menos consumo de combustível.

 

CLASSIFICAÇÃO


Cidades de Assis Brasil e Manuel Urbano no Acre

Necessidade:

Abastecer de forma integral  24 horas por dia duas cidades no Estado do Acre, totalizando mais de 20.000 habitantes atendidos.

Solução Tecnogera:

Em regiões mais remotas do Brasil, muitas cidades não estão conectadas ao SIN (Sistema Interligado Nacional) necessitando de abastecimiento energético por meios alternativos. Nestas situações, usinas termelétricas normalmente são uma das únicas possibilidades de atendimento. A Tecnogera ganhou a concessão para fornecimento energético  das cidades de Assis Brasil e Manuel Urbano (560km distantes entre si) pelo período de 36 meses. Cada usina tem capacidade de geração de 2MW, por meio de seis grupos geradores com 550KVA cada um. Essas duas usinas atendem  toda demanda energética das cidades, com 100% de efetividade,  respeitando rigoroso controle de operação e manutenção da planta, que possui equipe dedicada ao projeto.

A capacidade da Tecnogera em projetos de geração como esse, permite que as cidades de Assis Brasil e Manuel Urbano no Acre tenham fornecimento energético 24 horas por dia, 365 dias por ano.

CLASSIFICAÇÃO


Jogos Olímpicos Rio 2016

Necessidade:

Fornecer Energia para as cerimônias de abertura e encerramento dos jogos, bem como 25 locais de competições durante todo o evento.

Solução Tecnogera:

Os Jogos Olímpicos são o maior evento do mundo, a cada 4 anos atletas de todos os continentes se reúnem para disputas de diversas modalidades, representando seus países, superando seus limites, entrando para a história. Havia grande expectativa sobre a estrutura dos Jogos Rio 2016, a complexidade e dimensão do evento fazia necessário empenho total de toda cadeia de fornecedores para que tudo ocorresse sem imprevistos. E coube a Tecnogera um papel de grande importância: Fornecer energia para a cerimônia de abertura e encerramento, locais chave para as competições como o Estádio Olímpico Milton Santos, o Engenhão, a Arena de vôlei de praia em Copacabana, o Centro de Esportes em Deodoro, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o grande palco, o Maracanã. Com prazos de execução quatro vezes menores que as edições anteriores, a Tecnogera entregou 87MW em 25 locais de competição diferentes, com praticamente 300 grupos geradores interligados por 1.500.000 metros de cabos elétricos, garantindo o perfeito funcionamento de todos os sistemas de transmissão, cronometragem e estrutura necessários para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A Capacidade técnica e know-How da Tecnogera ajudaram a fazer dos Jogos Olímpicos Rio 2016 o maior evento Olímpico da História.

CLASSIFICAÇÃO


Produtora independente de energia eólica

Necessidade:

Fornecer energia para comissionamento de 80 aerogeradores no estado do Rio Grande do Norte

Solução Tecnogera:

As aplicações de energia Eólica tem crescido constantemente em todo mundo, o Brasil não está de fora dessa tendência, acumulando seguidos percentuais de crescimento do parque eólico ao longo dos últimos anos. Durante a construção destas plantas, antes de que os Aerogeradores estejam integrados à rede, é de suma importância realizar testes de inspeção e verificação da capacidade energética gerada por cada equipamento, para isso utiliza-se o Banco de Carga, que simula em um ambiente controlado diversas demandas de energia, garantindo o perfeito funcionamento do Aerogerador quando estiver conectado à rede, fornecendo a energia prevista e sem oscilações.

Neste projeto, a Tecnogera disponibilizou Grupos geradores de 1.250KVA e Bancos de Carga de 3.3MVA, ao longo de três meses, comissionando os 80 Aerogeradores do parque.

A experiência da Tecnogera, que já comissionou mais de 2.000 Aerogeradores, garantiu o período de testes da planta e o correto funcionamento dos 80 Aerogeradores, otimizando a produção da Usina Eólica e gerando maiores receitas ao cliente desde o início da operação.

CLASSIFICAÇÃO


Produtora independente energia de Biomassa

Necessidade:

Fornecer equipamentos para comissionamento de Usina de Biomassa e energia elétrica para a planta até o estabelecimento da conexão com a concessionária.

Solução Tecnogera:

Novas formas de geração de energia estão em desenvolvimento por diversas frentes, uma delas é a obtenção de energia através de biomassa, fonte renovável e viável através de diversos insumos, como a cana de açúcar. Atendemos neste projeto comissionando o Turbo gerador existente, que realiza a queima do bagaço de cana-de-açúcar como matéria-prima, através de  bancos de carga, além do fornecimento energético provido por 8 geradores de 1.100KVA, toda estrutura necessária e operação com mão de obra qualificada.

Com a premissa de Mais energia, com Menos combustível, a Tecnogera atende diversos clientes com iniciativas amigáveis ao meio-ambiente entregando energia em todos os pontos com a mesma qualidade.

CLASSIFICAÇÃO


The Voice Brasil

Necessidade:

Garantir a segurança energética para transmissão ao vivo com geradores em regime paralelo.

Solução Tecnogera:

Programas de televisão podem ter diversos formatos, desde links móveis até grandes estruturas com auditório, sofisticados sistemas de iluminação, captação de imagens, ilhas de edição remotas e equipamentos de som similares ao de grandes shows, e para tal demandam grande volume de energia. Em transmissões ao vivo, a preocupação é ainda maior, em hipótese alguma estes sistemas podem sofrer com rupturas no fornecimento energético, ocasionando danos aos equipamentos, falhas na transmissão, além de prejuízos financeiros incalculáveis. Para garantir a segurança energética, a Tecnogera apresentou uma solução completa, desde o planejamento e dimensionamento de cargas necessárias, estruturação de plano de redundância dos equipamentos, à instalação dos equipamentos. Os mesmos eram compostos por quatro grupos geradores com 550KVA cada e dois grupos geradores de 1.100KVA , totalizando 4.4MVA de energia entregue, além de  10.000 metros de cabos, acessórios diversos e acompanhamento técnico integral durante todo o cronograma.

Com a Premissa de Mais energia com Menos combustível, graças à frota mais nova do mercado, a Tecnogera conseguiu reduzir o consumo de diesel em relação ao mesmo evento no ano anterior e garantir o perfeito andamento da transmissão ao vivo com a segurança energética necessária.

CLASSIFICAÇÃO


Empresa de Celulose

Indústrias de alto volume produtivo necessitam cumprir seus prazos para inauguração de novas plantas, pois em seu planejamento, já estão contemplados os volumes de produção advindos a partir da inauguração. Nosso cliente, líder mundial na produção de celulose buscou uma solução de Climatização e Resfriamento Tecnogera para ambientar suas salas elétricas durante o período de setembro de 2016 até abril de 2017. Composta por cinco Chillers de 60TRs e um Chiller de 120 TRs, com todos equipamentos e acessórios necessários para implantação, além de acompanhamento técnico operacional de segunda à sexta durante o expediente.

As soluções de Climatização e Resfriamento da Tecnogera permitiram que as salas elétricas da nova planta estivessem na especificação técnica necessária, preservando a garantia dos equipamentos e otimizando o volume de produção, evitando grandes perdas ao cliente.

CLASSIFICAÇÃO


Taste Of São Paulo - IMM Produções

Fornecer 100% da energia para um dos maiores eventos gastronômicos do país durante 4 dias para mais de 20 cozinhas, atrações musicais, cursos e toda estrutura do evento

Solução Tecnogera:

A área de eventos é muito relevante  e tem oferecido oportunidades desafiadoras para as companhias de energia temporária. O Taste of São Paulo, em sua segunda edição, contou com uma área de 25 mil m² e uso de energia 100% temporária fornecida por 11 geradores da Tecnogera. Juntos, estes geradores produziram um total de 4,8 MvA de energia, alimentando a iluminação, energização das mais de 20 cozinhas, funcionando full time, em duas sessões por dia, ao longo dos 4 dias de evento.

O uso de geradores é fundamental para garantir a realização de grandes eventos como o Taste of São Paulo. Por demandar alto  volume de energia em determinado período de tempo, o uso de geradores é uma solução prática, eficiente e altamente segura para os organizadores. Gustavo Oliveira, organizador do evento relatou sua experiência com a Tecnogera:

“Seu atendimento e conhecimento são pontos que me cativaram em toda nossa relação no Taste. Com certeza, a experiência com os jogos olímpicos  também foi importante para validar minha confiança. A Tecnogera me deu tranquilidade em toda a operação, de forma que, por alguns dias , esqueci  que gerador existia no evento. A equipe que ficou dia a dia tocando a operação foi de muita qualidade! Sempre super bem educados e eficientes” (Gustavo Oliveira, IMM)

 

Com o Know-how da Tecnogera em grandes eventos, o Taste of São Paulo foi um sucesso, a solução completa em energia temporária adequada garantiu o perfeito funcionamento do evento sem imprevistos.

CLASSIFICAÇÃO